Perguntas frequentes

Primeiros passos

O que é o UFFMail?

O UFFMail é um serviço de webmail com o objetivo de prover um canal de comunicação oficial para fins acadêmicos dos alunos com professores através de um e-mail seguro, gratuito e reconhecido pela UFF. O UFFMail torna a localização de mensagens tão fácil que você nunca mais precisará organizar os e-mails na caixa de entrada. Além de oferecer uma maneira inteiramente nova para ler e rastrear mensagens, o UFFMail inclui mais de 7 GB de espaço para armazenamento.

Qual é o custo do UFFMail?

O UFFMail é totalmente gratuito por uma parceria consolidada através do Google Apps, criando mais de 40.000 contas de e-mail.

Como me inscrevo em uma conta do UFFMail?

Todos os alunos, professores e funcionários da UFF que possuam sua conta ativada no Portal do IDUFF. Para se inscrever, entre no Portal IDUFF (https://sistemas.uff.br/portal/) e ative sua conta clicando em "Criar UFFMail" e aceitando os termos de uso. Depois disso basta selecionar uma das opções disponíveis nos sistema.

Posso alterar a parte inicial do meu endereço de UFFMail e ainda ter todos os meus e-mails enviados para a mesma conta?

Não. Uma vez criado, o seu endereço de UFFMail não pode ser alterado. Você pode apagá-lo e criar um novo com o endereço de sua preferência, mas todos os seus e-mails serão apagados junto com ele, a menos que os migre para uma outra conta.

Como posso mudar minha senha do UFFMail?

Basta alterar a sua senha no portal do idUFF que está integrado com o UFFMail. Se não se lembrar da senha ou tiver com dificuld, é possível recuperar a conta na página inicial do portal do idUFF, clicando em "Ativar Conta ou Recuperar Senha".

Como saio do UFFMail?

Para finalizar a sua sessão do UFFMail, basta clicar em Sair localizado na parte superior de qualquer página do UFFMail. Sugerimos que você saia da sua conta após cada sessão do UFFMail para garantir a segurança das suas informações de e-mail. É muito importante efetuar logout do UFFMail, principalmente se você estiver verificando os seus e-mails de um computador público.

O que acontece se eu marcar a caixa 'Salvar as minhas informações neste computador' na página de login?

Você pode efetuar login na sua conta automaticamente marcando a caixa ao lado de Salvar as minhas informações neste computador na página inicial do UFFMail.

Ao marcar a caixa e efetuar o login, o UFFMail define um cookie (que dura duas semanas) para lembrá-lo quando você retornar ao site usando o mesmo computador. Para desativar o cookie, basta clicar em Sair, localizado na parte superior de qualquer página Configurações do UFFMail ou na página Configurações. Você terá de digitar o nome de usuário e a senha novamente ao retornar ao UFFMail.

Se você não clicar em Sair, a sua sessão do UFFMail continuará ativa até que você feche o navegador ou saia.

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Começando a usar

Novo no UFFMail? Não tem problema. Veja o que você precisa saber para começar a usar.

Primeiro, você talvez deseje um tempo para se familiarizar com os links de navegação:

"Escrever e-mail" abre uma nova mensagem.
"Caixa de entrada" exibe suas conversas (o número em parênteses indica quantas conversas não lidas você possui).
"Com estrela" apenas exibe mensagens marcadas com uma estrela (use estrelas para indicar o que desejar)
Bate-papo" lista suas conversas arquivadas como "Bate-papo".
"E-mails enviados" exibe as mensagens enviadas.
"Rascunhos" contém mensagens iniciadas e salvas para serem finalizadas mais tarde.
"Todos os e-mails" exibe quase todas as mensagens; você visualizará o conteúdo da sua Caixa de entrada, Com estrela, Bate-papos, Enviados, Rascunhos, e todas as mensagens arquivadas, não visualizadas no Spam ou na Lixeira.
"Spam" é o local para onde enviamos as mensagens que consideramos suspeitas.
"Contatos" lista os endereços de e-mail das pessoas que você se corresponde; é possível adicionar mais detalhes à medida que achar adequado.

Como organizar e classificar seus e-mails

Em seguida, provavelmente você vai querer se organizar.

Se você achar a idéia de ter de navegar por milhões de mensagens para localizar uma única conversa um pouco assustadora, você pode tornar as coisas muito mais fáceis usando marcadores, filtros e pesquisa -- e não é necessário excluir nada. Veja como funciona:

Marcadores

Você pode criar marcadores e aplicá-los -- manual ou automaticamente -- para agrupar mensagens relacionadas. Por exemplo, digamos que você deseje manter as mensagens da sua mãe todas no mesmo local. Se já tiver uma mensagem dela, é só marcar a caixa próxima à mensagem na sua Caixa de entrada.

Crie um marcador para as mensagens dela; selecione "Novo marcador" do menu suspenso "Mais ações". Insira um nome para o seu marcador, e clique em "OK". O nome do seu marcador aparecerá imediatamente antes da linha do assunto.
Você pode encontrar todas as mensagens com esses marcadores anexados clicando no nome do marcador na seção Marcadores localizada na parte inferior esquerda de qualquer página do UFFMail.

A essa altura, você pode clicar em "Arquivar"; a mensagem desaparecerá da sua Caixa de entrada, mas permanecerá listada quando você clicar no marcador "Mamãe", ou "Todos os e-mails". Você também ainda poderá pesquisar todas as mensagens arquivadas. Ao arquivar uma mensagem você simplesmente está contribuindo para manter a caixa de entrada menos lotada.

Filtros

Se não quiser marcar todas as mensagens de Mamãe uma por uma, você pode configurar um filtro. O filtro detectará quando sua mãe enviar e-mails para você, e automaticamente aplicará o marcador "Mamãe" (se preferir, você pode enviar a mensagem diretamente para a seção Mamãe e ignorar a caixa de entrada). Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra a mensagem da sua mãe.
  2. Do menu suspenso "Mais Ações", selecione "Filtrar mensagens assim".
  3. No campo "De:" insira o endereço de e-mail da sua mãe.
  4. Clique em "Próxima etapa".
  5. Marque a caixa "Aplicar o marcador:" e selecione "Mamãe" no menu suspenso "Escolha um marcador" (você também pode aplicar algumas das outras opções tais como "Ignorar a caixa de entrada", que enviará as mensagens dela diretamente para a seção Mamãe e manterá a Caixa de entrada vazia).
  6. Para adicionar um marcador às mensagens existentes e também às futuras, marque a caixa de seleção "Aplicar este filtro também às x conversas abaixo".
  7. Clique em "Criar filtro".

No entanto, não é necessário limitar o uso de filtros ou marcadores para uma única pessoa ou endereço de e-mail; isso é só o começo. Você pode criar filtros para detectar mensagens com certas palavras na linha de assunto, no corpo do e-mail ou em mensagens enviadas à uma pessoa específica, além de automaticamente executar qualquer uma das ações exibidas na imagem acima. Isso significa que é possível aplicar automaticamente uma estrela às mensagens da sua mãe que contenham a palavra "biscoitos".

Seja criativo. Você sempre poderá voltar e aperfeiçoar os filtros; é só clicar em "Configurações" e selecionar a guia "Filtros".

Pesquisar

Se você tem medo de não encontrar uma conversa específica após movê-la da sua caixa de entrada, não se preocupe: você tem a pesquisa como garantia. Quando quiser encontrar uma mensagem, é possível inserir uma palavra ou frase no campo busca e clicar no botão "Procurar e-mail". Seus resultados serão exibidos com os termos de pesquisa destacados em amarelo.

Se a pesquisa ficar um pouco complicada -- talvez você esteja tentando localizar uma mensagem da sua mãe sobre um restaurante e então você se lembra que ela a enviou tanto para você quanto para seu irmão. É só clicar em "Mostrar opções de pesquisa". Você pode inserir todos esses critérios (e mais alguns) para refinar os resultados. E então, pronto. Se preferir, você pode ler sobre mais dicas usando os operadores de pesquisa para localizar suas mensagens.

Comunicação instantânea

Bate-papo

Quando estiver dando uma olhada, provavelmente notará a caixa Bate-papo abaixo dos links da barra de navegação esquerda.
O bate-papo permite que você fale com seus outros contatos em tempo real, diretamente dentro do UFFMail.

O ícone de status à esquerda dos nomes dos contatos indica se eles estão disponíveis (verde), inativos (amarelo), ocupados (vermelho) ou off-line (cinza). Você também pode adicionar uma observação clicando no link Definir status aqui, que será exibido abaixo do seu nome no UFFMail do seu amigo.

Para bater-papo com um amigo:

  1. Clique no nome do seu amigo na seção Bate-papo. Uma janela abrirá no canto inferior direito da página.
  2. Digite no campo de texto.
  3. Pressione "Enter" para enviar sua mensagem.

A menos que você escolha desativar a gravação, as suas conversas no Bate-papo serão arquivadas e armazenadas no UFFMail no marcador "Bate-papos". Desta forma, você pode pesquisar os conteúdos das suas conversas ou navegar conversas anteriores clicando no link de navegação "Bate-papos".

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Integrando contas - Encaminhamento, Coleta, POP/IMAP, etc

Como mover mensagens de outra conta para o UFFMail

Há duas maneiras de mover suas mensagens de outra conta para o UFFMail: encaminhar e-mail e coletar e-mail. Esses métodos transferirão novas mensagens para a conta do UFFMail, mas apenas a coleta pode transferir os e-mails existentes. Com cada opção, sugerimos criar filtros e marcadores na conta do UFFMail para ajudar a organizar estas mensagens.

Encaminhamento:

Se o outro provedor de webmail for compatível com o encaminhamento automático, será possível configurar o endereço do UFFMail como o destino de encaminhamento. Isso apenas encaminhará as mensagens que chegarem a partir de agora.

Será necessário entrar em contato com o outro provedor de webmail para determinar se ele é ou não compatível com o encaminhamento automático, e para obter instruções sobre como ativá-lo.

Coleta:

Se sua outra conta de webmail oferecer acesso POP3, será possível configurar o Coletor de e-mails na conta do UFFMail e fazer o download automaticamente das outras mensagens para o UFFMail. Em um curto espaço de tempo, todas as suas mensagens existentes serão baixadas para o UFFMail e a outra conta será verificada regularmente para baixar novas mensagens.

Será necessário entrar em contato com o outro provedor de webmail para determinar se ele é compatível com o acesso POP3 e para obter instruções sobre como ativá-lo.

 

Instruções padrão:
  1. Ativar POP na sua conta do UFFMail. Não se esqueça de clicar em Salvar Alterações quando terminar.
  2. Configure o seu cliente para corresponder às configurações abaixo:
  3. Servidor de entrada de e-mail (POP3) - requer SSL: pop.gmail.com
    Utilizar SSL: Sim
    Porta: 995
    Servidor de saída de e-mail (SMTP) - requer TLS: smtp.gmail.com(utilizar autenticação)
    Utilizar autenticação: Sim
    Utilizar STARTTLS: Sim (alguns clientes o chamam de SSL)
    Porta: 465 ou 587
    Nome da conta: seu nome de usuário do UFFMail (incluindo @id.uff.br)
    Endereço de e-mail: seu endereço de e-mail do UFFMail completo (nomedeusuario@id.uff.br)
    Senha: sua senha do UFFMail
    A menos que esteja usando o modo recente para fazer download de mensagens em vários clientes, verifique se você optou por não deixar mensagens no servidor. Suas definições nas Configurações do UFFMail determinam se as mensagens ficam ou não no servidor, portanto, essa configuração no seu cliente não afetará a forma em que o UFFMail lida com seus e-mails.
    Lembre-se de que, se o seu cliente não suporta autenticação de SMTP, não será possível enviar mensagens com o seu cliente usando o seu endereço do UFFMail.
  4. Agora você está pronto para usar POP com a sua conta do UFFMail.

 

Como encaminhar mensagens automaticamente para outra conta de e-mail

O UFFMail permite que você encaminhe automaticamente as suas mensagens recebidas para outro endereço.
Veja como encaminhar mensagens automaticamente:

  1. Clique em Configurações na parte superior de qualquer página do UFFMail e abra a guia Encaminhamento e POP/IMAP.
  2. No primeiro menu suspenso da seção Encaminhamento, selecione "Adicionar novo endereço de e-mail".
  3. Digite o endereço de e-mail para o qual você deseja encaminhar as suas mensagens.
  4. Para sua segurança, enviaremos um e-mail de confirmação para esse endereço.
  5. Abra a conta do e-mail de encaminhamento e localize a mensagem de confirmação da equipe do UFFMail.
  6. Clique no link de verificação fornecido no e-mail.
  7. Volte para a sua conta do UFFMail, selecione a opção "Encaminhar uma cópia dos e-mails recebidos para..." e selecione o endereço de encaminhamento no menu suspenso.
  8. Selecione a ação desejada para as suas mensagens no menu suspenso. Você pode escolher manter uma cópia da mensagem do UFFMail na sua caixa de entrada ou enviá-la automaticamente para Todos os e-mails ou Lixeira.
  9. Clique em Salvar alterações.

Também é possível configurar filtros para encaminhar mensagens que atendam a critérios específicos. Você pode criar até 20 filtros de encaminhamento para outros endereços. Você pode maximizar seu encaminhamento filtrado ao combinar filtros que enviam para o mesmo endereço.

Qual a diferença entre o POP e o encaminhamento automático?

A Equipe do UFFMail se compromete em sempre garantir o seu acesso aos seus e-mails. É por isso que estamos oferecendo o acesso POP e o encaminhamento automático.
O POP, ou Post Office Protocol, permite que você faça download de mensagens dos servidores do UFFMail para o seu computador para que você possa acessar os seus e-mails com um programa como o Microsoft Outlook Express ou o Netscape Mail, mesmo quando você não estiver conectado à Internet.
Com o encaminhamento automático, você pode redirecionar automaticamente algumas ou todas as suas mensagens para uma outra conta de e-mail. O encaminhamento automático é diferente do acesso POP porque você precisa acessar uma outra conta de e-mail para acessar as mensagens do UFFMail que você redirecionou.

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Recuperação de conta e senha

Esqueci a minha senha

Para modificar a sua senha, você precisa se logar em https://sistemas.uff.br/portal/ e clicar no link “Atualizar Senha”.

Senha segura

  • Certifique-se de criar uma senha exclusiva para evitar o acesso não-autorizado à sua conta. Veja, a seguir, algumas dicas de como criar e manter uma senha segura:
  • Nunca comunique sua senha a outras pessoas.
  • Nunca anote sua senha. Mesmo que sua senha pareça aleatória para os outros, pense em uma maneira de lembrá-la, para que não precise anotá-la.
  • Altere sua senha periodicamente.
  • Não escolha como senha uma palavra do dicionário. Seja criativo.
  • Inclua sinais de pontuação. Misture letras maiúsculas e minúsculas. Use algarismos. Usar caracteres variados torna mais difícil descobrir a senha.


E-mail para recuperação de senha
Você não precisa fornecer um endereço de e-mail para recuperação. Quando você começar a usar o UFFMail, usaremos seu endereço de e-mail que consta nos seus dados no IdUFF para recuperação. Entre em contato conosco pelo e-mail <suporte@id.uff.br> nas seguintes circunstâncias:

  • Se você não conseguir fazer login no UFFMail
  • Se você esquecer sua senha e não possuir um e-mail cadastrado no nosso banco de dados
  • Se o seu espaço de armazenamento estiver prestes a acabar
  • Se for necessário alertá-lo sobre atividades incomuns envolvendo o seu endereço

Minha senha parece não estar funcionando

Não se esqueça de que o campo da senha diferencia maiúsculas de minúsculas, por isso verifique se você está usando letras maiúsculas e minúsculas nos lugares corretos, além de verificar se a tecla Caps Lock está ativada. Você não precisa se preocupar em ser bloqueado por tentar acessar um número excessivo de vezes porque o UFFMail não tem um limite de tentativas.

Além disso, a menos que você esteja usando um nome de usuário alternativo, digite apenas seu nome de usuário (tudo que vier antes de '@') no campo Nome de usuário. Inclua os pontos (.) usados no nome de usuário durante o processo de criação do endereço do UFFMail, mas não use espaços nem sinais de '@'. Observe que espaços, hífens e sublinhados não são caracteres válidos nos nomes de usuário do UFFMail, e todos os nomes de usuário precisam ter no mínimo seis caracteres.

Se você ainda não consegue acessar, vá em https://sistemas.uff.br/portal/ e clique no link “Ativar Conta ou Recuperar Senha”.

Por que minha conta do UFFMail foi bloqueada?

Se detectarmos um uso incomum que possa indicar que sua conta está comprometida, podemos desativar o acesso temporariamente. O restabelecimento do acesso à conta pode demorar de um minuto a 24 horas, dependendo do comportamento detectado pelo nosso sistema.

A atividade incomum da conta inclui, mas não está limitada a:

  • Recebimento, exclusão ou download de grande quantidade de e-mail via POP em um curto intervalo de tempo.
    Envio de um grande número de mensagens que são devolvidas.
  • O uso do compartilhamento de arquivos ou do software de armazenamento de arquivos, das extensões do navegador ou de softwares de terceiros que efetuam login automático em sua conta.
  • Deixar várias janelas de sua conta do UFFMail abertas.
  • Problemas relacionados ao navegador. Observe que, se você verificar que seu navegador está recarregando continuamente enquanto tenta acessar sua caixa de entrada, é provável que haja um problema com o navegador e seja necessário limpar os respectivos cache e cookies.
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Problemas com a capacidade de armazenamento

Cota de armazenamento incorreta

Se você tiver movido mensagens para a Lixeira recentemente, mas não percebeu um aumento na capacidade de armazenamento, verifique se excluiu definitivamente as mensagens no marcador Lixeira.

Para excluir mensagens específicas definitivamente:

  1. Clique em Lixeira, no lado esquerdo de qualquer página do UFFMail.
  2. Selecione a mensagem que deseja excluir marcando a caixa de seleção ao lado do nome do remetente. Você pode clicar em Todas na seção Selecionar, na parte superior da sua Lixeira, para selecionar a página inteira de mensagens.
  3. Clique em Excluir definitivamente, na parte superior das mensagens da lixeira.

Para excluir definitivamente todas as mensagens na sua Lixeira de uma só vez:

  1. Acesse a sua conta do UFFMail.
  2. Clique em Lixeira.
  3. Clique em Esvaziar lixeira agora.
  4. Clique em OK para confirmar e excluir todas as mensagens.
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Configurações do UFFMail

Alterar as suas configurações

Para alterar as suas preferências de usuário, basta clicar em Configurações na parte superior de qualquer página do UFFMail. Nessa página, navegue para a guia apropriada:

Na guia Geral, você pode alterar as suas preferências de idioma, exibir fotos suas e dos seus contatos ou configurar uma resposta de férias. Nessa guia você também encontrará configurações de navegação e exibição para a sua caixa de entrada.

Para opções de "De: personalizado", configurar o Coletor de e-mails, fazer upgrade do seu armazenamento ou alterar as configurações da sua Conta do UFFMail, selecione a guia Contas e importação.

É fácil gerenciar marcadores e filtros com as guias Marcadores e Filtros.

Se quiser encaminhar os seus e-mails para outra conta ou usar POP ou IMAP para baixar os seus e-mails para um cliente de e-mail em um computador ou celular (Microsoft Outlook ou iPhone, por exemplo), clique em Encaminhamento e POP/IMAP.

Como faço para criar um aviso automático de férias?

Saindo de férias? Vai ficar sem acesso à Internet? Não tem problema. Use a resposta automática de férias do UFFMail para avisar as pessoas que você não poderá responder imediatamente às mensagens.
Você pode configurar uma resposta de aviso de férias na conta do UFFMail, que será enviada automaticamente a quem lhe enviar e-mails. Com a resposta automática de férias ativada, o UFFMail enviará uma mensagem a todos que entrarem em contato com você.* Se uma pessoa entrar em contato novamente após quatro dias e a resposta automática ainda estiver ativada, o UFFMail enviará outro aviso de férias lembrando-a de que você não está acessando o seu e-mail.
Veja como fazer para que saibam que você não tem como responder mensagens imediatamente:

  1. Acesse a sua conta do UFFMail.
  2. Clique em 'Configurações' na parte superior de uma página do UFFMail.
  3. Na guia 'Geral', selecione 'Resposta automática de férias ligada' na seção 'Resposta automática de férias:' .
  4. Digite o assunto e o texto da sua mensagem nos campos 'Assunto:' e 'Mensagem:' ou 'Bcc:'.
  5. Se você tiver uma assinatura personalizada ativada na conta, ela será incluída automaticamente no final da sua resposta de férias.
  6. Marque a opção 'Enviar resposta apenas a Meus contatos' se não quiser enviar uma mensagem automática de aviso de férias a todos que enviarem e-mails a você.
  7. Clique em 'Salvar Alterações'.

Enquanto a resposta automática de férias estiver ativada, será exibido um banner na parte superior da sua conta do UFFMail com o assunto da sua resposta. Para que o UFFMail pare de enviar a resposta automaticamente, clique em 'Finalizar agora' no banner. Se desejar editar a resposta, clique em 'configurações de férias'.

Lembre-se de que a sua resposta de férias começará de novo sempre que for editada. Se alguém que recebeu a sua resposta inicial enviar outro e-mail depois que você tiver editado o assunto ou o texto da mensagem, essa pessoa receberá a resposta editada também.

* A resposta de aviso de férias não será enviada para mensagens classificadas como spam e mensagens destinadas a uma lista de mala direta em que você tiver cadastro.

Como ativar a configuração HTTPS

Se você fizer login no UFFMail usando uma conexão de internet que não seja segura, como uma rede sem fio pública ou não criptografada, a sua Conta do UFFMail pode ficar mais vulnerável a falsificações. Redes sem segurança não impedem que outra pessoa forje a sua identidade e obtenha total acesso à sua Conta do UFFMail, incluindo quaisquer dados confidenciais que ela possa conter, como extratos bancários ou credenciais de login on-line. É recomendável selecionar a opção 'Usar sempre https' no UFFMail sempre que a rede utilizada não for segura. HTTPS, ou Hypertext Transfer Protocol Secure (Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto), é um protocolo seguro que fornece comunicações autenticadas e criptografadas.

Para ativar esse recurso no UFFMail:

  1. Faça login no UFFMail.
  2. Clique em Configurações na parte superior de qualquer página do UFFMail.
  3. Defina a 'Conexão do navegador' para 'Usar sempre https'.
  4. Clique em Salvar Alterações.
  5. Recarregue o UFFMail.

Selecionar 'Usar sempre https' impedirá que você acesse o UFFMail pelo protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol). Além disso, o UFFMail pode ficar um pouco lento. Se confiar na rede que está usando, você poderá desativar esse recurso a qualquer momento.

Se você usa um computador público para verificar seus e-mails, é importante encerrar cada uma das sessões do UFFMail clicando em Sair, na parte superior de qualquer página do UFFMail, e fechar todas as janelas do navegador do UFFMail.

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Gerenciando contatos

Como criar contatos

Para criar um contato:

  1. Clique em Contatos, do lado esquerdo de qualquer página.
  2. Clique no botão Novo contato no canto superior esquerdo do Gerenciador de contatos.
  3. Digite as informações do contato nos campos apropriados. Todas as informações que você adicionar serão salvas automaticamente.

Para inserir informações adicionais do contato, clique no menu suspenso Adicionar. Digite as informações do contato nos campos apropriados.
Os endereços de e-mail serão adicionados automaticamente à sua Lista de contatos sempre que você usar as funções Responder, Responder a todos ou Encaminhar para enviar mensagens para endereços que não foram armazenados anteriormente na sua Lista de contatos. Se esses endereços não aparecerem imediatamente, aguarde alguns minutos ou saia da sua conta e faça login novamente. Além disso, sempre que você marcar uma mensagem como "Não é spam", a sua Lista de contatos será atualizada automaticamente para que futuras mensagens desse remetente sejam recebidas na sua caixa de entrada.

Como editar contatos

Para editar ou excluir um contato, abra a Lista de contatos clicando em Contatos do lado esquerdo de qualquer página e siga as instruções abaixo.

Para editar um contato:

  1. Encontre e clique no nome do contato na Lista de contatos.
  2. Faça as alterações que desejar. Elas serão salvas automaticamente.

Para adicionar um contato a um grupo de contatos:

  1. Selecione o contato na Lista de contatos.
  2. Abra o menu suspenso Grupos.
  3. Selecione o grupo ao qual deseja adicionar o contato ou selecione Criar novo para criar um novo grupo.

Para remover um contato de um grupo de contatos:

  1. Selecione o contato na Lista de contatos.
  2. Abra o menu suspenso Grupos.
  3. Selecione o grupo do qual deseja remover o contato (as caixas estarão marcadas ao lado dos grupos nos quais o contato está incluído).

Para excluir um contato permanentemente:

  1. Selecione o contato na Lista de contatos.
  2. No menu suspenso Mais ações, clique em Excluir contato.

Como pesquisar contatos

Para pesquisar um contato:

  1. Acesse o UFFMail.
  2. Clique em Contatos, à esquerda de qualquer página do UFFMail.
  3. Na caixa de pesquisa de contatos, digite o nome, o endereço de e-mail ou outros detalhes de contato da pessoa que você está procurando.

Ao pesquisar contatos, lembre-se dessas dicas:

  • Você pode usar prefixos.
  • Você pode pesquisar pelo nome ou sobrenome da pessoa.
  • Você verá os resultados correspondentes enquanto digita.
  • Você pode pesquisar os contatos por número de telefone ou pelas notas que inseriu sobre eles.
  • Você pode pesquisar por domínio ou nome de usuário. Por exemplo, se você pesquisar 'UFFMail.com', serão retornados todos os seus contatos que possuem uma conta do UFFMail.

Grupos de contatos padrão

Seu Gerenciador de contatos possui alguns grupos de contatos padrão para ajudar você a organizar os contatos que mais usa, bem como os mais importantes. Esses grupos não afetarão a sua habilidade de criar grupos de contatos personalizados.
Meus contatos organiza os endereços que você considera importantes. Se você quiser encontrar um contato com frequência, basta movê-lo para esse grupo selecionando o contato e clicando em Mover para Meus contatos. Você também pode remover um contato de Meus contatos.
Mais acessados inclui os 20 endereços que você usa com mais frequência. O UFFMail atualiza automaticamente essa lista para oferecer uma referência rápida e fácil.
Outros contatos inclui todos os contatos que ainda não foram movidos para Meus contatos ou para outro grupo de contatos.
Seus grupos Amigos, Família e Colegas de trabalho também são grupos padrão e não podem ser excluídos. Todos os seus grupos estão listados abaixo do botão Novo contato.

Como importar contatos

Se estiver mudando para o UFFMail de outro provedor de e-mail, importar contatos e mensagens da sua conta antiga de e-mail pode ajudá-lo a fazer a transição sem muito trabalho braçal.
Para iniciar, siga as etapas abaixo: Antes de mergulhar aqui, lembre-se de que você precisará ter acesso a essa conta de e-mail para que este processo funcione.

  1. Clique no link Configurações".
  2. Abaixo da guia "Contas e importações", clique no botão "Importar e-mails e contatos"
  3. Na nova janela exibida, insira os endereços de e-mail da conta que deseja importar os contatos. Clique em "Continuar".
  4. Insira a senha da sua outra conta de e-mail e clique em "Continuar".
  5. Marque todas as caixas de seleção aplicáveis.
  • Se escolher importar contatos, a informação na sua lista de contatos da sua conta antiga será importada para a seção contatos do UFFMail.
  • Se você marcar a caixa de seleção "Importar e-mails", as mensagens existentes nessa conta serão importadas para a caixa de entrada do UFFMail.
  • Se desejar, você pode também selecionar a caixa de seleção Importar novo e-mail para que as mensagens enviadas para sua conta antiga pelos próximos 30 dias sejam importadas para sua conta do UFFMail. Essas mensagens não são exibidas no UFFMail imediatamente porque elas são enviadas para a sua outra conta, mas devem ser atualizadas em um ou dois dias.
  • Finalmente, você pode aplicar automaticamente um marcador às mensagens importadas para indicar que aquelas foram enviadas para sua outra conta.
  • Clique em "Iniciar importação". A importação continuará mesmo se você sair da página de Configurações ou do UFFMail.
  • Seus contatos e/ou mensagens serão importados. Pode levar 24-48 horas até que você possa visualizar as mensagens importadas. Portanto, não se preocupe se elas não forem exibidas imediatamente após clicar em "OK". É possível verificar o status da sua importação clicando na guia "Contas e importações" na página "Configurações".

Assim que importação estiver completa, uma mensagem de confirmação será exibida acima da caixa de entrada.

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Privacidade e segurança

Última atividade da conta

Para visualizar a atividade recente da sua conta de e-mail, clique no link Detalhes ao lado da linha Última atividade da conta, na parte inferior de qualquer página do UFFMail.

A atividade recente inclui os acessos ao seu e-mail, feitos de um navegador comum, de um cliente POP, de um celular etc. Listaremos o endereço IP pelo qual o acesso foi feito, o local associado, a data e a hora.

Como usar esses dados

Se estiver preocupado com o acesso não autorizado ao seu e-mail, você poderá usar esses dados para descobrir se e quando alguém acessou suas mensagens. Usamos essas informações para resolver problemas relacionados a atividades de conta não autorizadas. Agora elas estão disponíveis para você. A coluna Tipo de acesso mostra algum acesso incomum? Se você não usa POP para coletar os seus e-mails, mas a tabela Atividade recente mostrar algum acesso POP, isso pode ser um sinal de que a sua conta foi comprometida.

A coluna Endereço IP também é útil. Nela, listamos os últimos cinco endereços IP e o local associado. Como descobrimos o local? Na maioria dos casos, nós fazemos a correspondência entre o seu endereço IP e uma ampla localização geográfica. Se você sempre ou quase sempre acessa a sua conta usando um único computador, o seu endereço IP deve ser o mesmo ou deve começar com os mesmos dois conjuntos de números (por exemplo, 172.16.xx.xx). Se você vir um endereço IP muito diferente do seu endereço IP habitual, isso pode significar que você acessou recentemente a sua conta de um local diferente ou que alguém acessou os seus e-mails. O seu endereço IP atual é exibido abaixo da tabela Atividade recente. Além disso, o local e os mapeamentos de IP nem sempre são precisos, especialmente nos casos em que os logins são antigos.

Observação: Se você tiver ativado o POP3 ou o IMAP, essa informação será exibida na sua tabela de atividade recente. Caso esteja transferindo as suas mensagens para uma outra conta do UFFMail, um IP do UFFMail será exibido. Isso acontece porque as mensagens estão sendo transferidas por meio dos nossos servidores. Além disso, se você usar um serviço de terceiros com o serviço do UFFMail, como sites de redes sociais, não poderemos garantir a segurança desse serviço. Nesse caso, você pode considerar o uso do encaminhamento, se possível. Caso contrário, verifique se os detalhes de recuperação da sua conta estão completamente atualizados.

Observe também que alguns provedores móveis e proxies da internet podem ser exibidos no seu histórico de login recente e, em alguns casos, aparentarem ter vindo de um local geográfico diferente do qual você normalmente está baseado.
Se você desejar obter mais informações além daquelas fornecidas na seção Última atividade da conta, saiba que a política do UFFMail é de fornecer informações apenas quando determinado por um mandato judicial válido de terceiros ou por outro processo legal apropriado.

Sessões simultâneas

Se a sua conta do UFFMail estiver sendo acessada atualmente em outro local, nós listaremos as outras sessões na tabela Informações sobre sessões simultâneas. Isso pode significar apenas que você está com outra janela do navegador aberta com o UFFMail carregado ou que o seu computador de casa está conectado ao UFFMail enquanto você está acessando os seus e-mails no trabalho. Se estiver preocupado com algum acesso simultâneo, você poderá sair de todas as sessões que não sejam a sua sessão atual, clicando em Sair de todas as sessões. Ao colocar um aviso, você não está apenas sinalizando que os invasores foram detectados. Projetamos o alerta para ser exibido somente para os usuários que fizeram logins que consideramos legítimos. Se detectarmos atividades suspeitas de um endereço IP em particular, não exibiremos o alerta para os usuários conectados por esse endereço.

Estou vendo alertas com frequência na minha conta. O que isso significa?

Se tiver certeza de que está recebendo vários alertas devido a viagens frequentes ou acesso móvel, você pode desativá-los na página de detalhes da última atividade da conta.
Se você não tiver certeza ou não reconhecer a atividade, isso pode indicar que sua conta foi comprometida por malware. O malware, também conhecido como badware, é um software mal-intencionado que tenta roubar informações confidenciais do seu computador, enviar spam ou cometer fraudes. Esse tipo de software geralmente vem incluído com outros downloads gratuitos sem seu conhecimento. Execute uma verificação no seu computador usando um software antivírus confiável. Caso a verificação detecte algum aplicativo ou programa suspeito, descarte-os imediatamente.

Posso desativá-los?

É possível desativar os alertas de última atividade da conta alterando as preferências de alerta abaixo da tabela de atividade recente. Clique em Alterar, ao lado de Mostrar um alerta para atividades incomuns, e você visualizará a opção para nunca mostrar um alerta de atividade incomum. Lembre-se de que precisamos de aproximadamente uma semana para desativar esse recurso, pois temos que garantir que não foram pessoas mal-intencionadas que desativaram os seus alertas.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a proteger sua conta do UFFMail:

  • Sempre faça logout depois de ler seus e-mails.
  • Apenas escolha Salvar as minhas informações se estiver fazendo login de um computador pessoal.
  • Ao marcar a caixa ao lado de Salvar as minhas informações neste computador na página de login do UFFMail, você fará login automaticamente na sua conta sempre que visitar o UFFMail. Isso facilita o acesso ao UFFMail; no entanto, se você consulta seus e-mails usando um computador ao qual outras pessoas têm acesso, o login automático pode não ser a melhor opção.
  • Ao marcar a caixa e fazer login, o UFFMail define um cookie (que dura duas semanas) para lembrá-lo quando você retornar ao site usando o mesmo computador. Para desativar o cookie, basta clicar em Sair, localizado na parte superior de qualquer página do UFFMail. Você terá de digitar o nome de usuário e a senha novamente ao retornar ao UFFMail.
  • Sugerimos que você saia do UFFMail ao fim de cada sessão para garantir a segurança das suas informações de e-mail. É muito importante fazer logout do UFFMail, principalmente se você consulta seus e-mails usando um computador público. Para finalizar a sua sessão do UFFMail, basta clicar em Sair, na parte superior de qualquer página do UFFMail.
  • Limpe formulários, senhas, cache e cookies no seu navegador regularmente, principalmente em computadores públicos.

Para obter instruções, veja no seu navegador abaixo:

  • Firefox

No Firefox 3.0 para PCs:

  1. Saia do UFFMail e feche todas as outras janelas do navegador.
  2. Clique no menu Ferramentas, na parte superior do navegador, e selecione Limpar dados privados...
  3. Marque as caixas de seleção Cookies e Cache.
  4. Clique em Limpar dados privados agora.

No Firefox 3.5+ para PCs:

  1. Clique no menu Ferramentas.
  2. Clique em Limpar histórico recente.
  3. Expanda os detalhes.
  4. Marque as caixas de seleção Cookies e Cache.
  5. Clique em Limpar agora.

No Firefox 3.0 para Macs:

  1. Saia do UFFMail e feche todas as outras janelas do navegador.
  2. Clique no menu Firefox, na parte superior do navegador e selecione Preferências...
  3. Selecione a guia Privacidade.
  4. Clique em Limpar agora... na parte inferior da caixa de diálogo.
  5. Selecione as caixas referentes aCache e Cookies na nova caixa de diálogo.
  6. Clique em Limpar dados privados agora.

No Firefox 3.5+ para Macs:

  1. Saia do UFFMail e feche todas as outras janelas do navegador.
  2. Clique no menu Firefox, na parte superior do navegador e selecione Preferências...
  3. Selecione a guia Privacidade.
  4. Clique no link limpar seu histórico recente.
  5. Clique no triângulo ao lado de "Detalhes" para expandir o menu.
  6. Marque as caixas ao lado de Cache e Cookies.
  7. Clique em Limpar agora.
  • Internet Explorer

No Internet Explorer 6.x:

  1. Saia de sua conta do UFFMail. Feche todas as outras janelas do navegador abertas.
  2. Clique no menu Ferramentas, na parte superior do navegador, e selecione Opções da internet.
  3. Clique na guia Geral, na parte superior da caixa de diálogo.
  4. Clique em Excluir arquivos em Arquivos temporários da internet.
  5. Selecione Excluir todo o conteúdo off-line marcando a caixa.
  6. Clique em OK.

No Internet Explorer 7:

  1. Saia de sua conta do UFFMail e feche todas as outras janelas do navegador que estiverem abertas.
  2. Clique em Ferramentas > Opções da Internet.
  3. Selecione a guia Geral.
  4. Clique em Excluir em Histórico de navegação.
  5. Em Arquivos temporários da Internet, clique em Excluir arquivos.
  6. Clique em Excluir cookies.
  7. Clique em OK.
  • Mozilla

No Mozilla:

  1. Saia de sua conta do UFFMail. Feche todas as outras janelas do navegador abertas.
  2. Clique no menu Editar, localizado na parte superior do seu navegador, e selecione Preferências.
  3. Clique no sinal +, ao lado de Avançado.
  4. Em Avançado, selecione Cache.
  5. Clique em Limpar Cache.
  6. Clique em OK.
  • Netscape

No Netscape:

  1. Saia de sua conta do UFFMail. Feche todas as outras janelas do navegador abertas.
  2. Clique no menu Editar, localizado na parte superior do seu navegador, e selecione Preferências.
  3. Clique no sinal +, próximo de Avançado.
  4. Em Avançado, selecione Cache.
  5. Clique em Limpar Cache.
  6. Clique em OK.
  • Safari

No Safari:

  1. Saia de sua conta do UFFMail. Feche todas as outras janelas do navegador abertas.
  2. Abra o menu Safari na barra de ferramentas do navegador.
  3. Selecione Esvaziar Cache.
  4. Clique em Esvaziar na caixa de diálogo.
  • Outros navegadores

Lamentamos mas o UFFMail não oferece suporte completo a outros navegadores, que podem não funcionar apropriadamente com todos os recursos e funções do UFFMail.

Guarde segredo! Nunca conte a ninguém qual é sua senha ou pergunta e resposta secretas. Se isso ocorrer, altere seus dados assim que possível.

Escolha uma boa senha e boas perguntas e respostas de segurança.
Não anote essas informações em nenhum lugar
Nunca envie essas informações por e-mail
Nunca reutilize a sua senha do UFFMail em contas de outros sites
Mude sua senha e sua pergunta/resposta de segurança periodicamente

Para alterar a senha e a pergunta de segurança:

  1. Entre no portal do idUFF
  2. Na área de "Configuração pessoal", clique em "Alterar senha", ao lado de "Segurança".
  3. Preencha os campos requisitados e finalize a operação clicando no botão "Alterar"

Nunca forneça a sua senha do UFFMail depois de clicar em um link enviado a você em um e-mail. Acesse o UFFMail diretamente digitando mail.UFFMail.com na barra de endereço do navegador.

Como manter sua conta segura

No UFFMail, levamos a segurança das contas muito a sério. Para garantir a segurança do seu computador e da sua conta, recomendamos a realização das seguintes etapas regularmente:
Verifique a existência de vírus e malware. Execute um exame no seu computador com um software antivírus confiável. Se o exame detectar algum programa ou aplicativo suspeito, remova-o imediatamente.
Atualize suas opções de recuperação da conta regularmente. Atualize suas opções de recuperação da conta para verificar se estão sempre atualizadas.
Altere a sua senha pelo menos duas vezes ao ano. Escolha uma senha que contenha uma combinação de números, caracteres e letras que diferenciem maiúsculas de minúsculas para fortalecer a segurança da sua conta.Execute atualizações do sistema operacional e do navegador regularmente. Se você usar o Windows ou o Mac OS, recomendamos que você ative a configuração de atualização automática e atualize ao receber uma notificação. Para verificar a existência de atualizações para o navegador no Internet Explorer, selecione a guia Ferramentas e clique em Windows Update. No Firefox, clique na guia Ajuda e selecione Verificar atualizações. O UFFMail Chrome é atualizado automaticamente quando uma versão mais recente é disponibilizada.
Nunca use a senha da sua Conta do UFFMail em outro website. Se você digitar a senha em um website externo e ele estiver comprometido, alguém poderá tentar fazer login na sua Conta do UFFMail com as mesmas informações.
Proteja sua senha. Nunca insira sua senha depois de seguir um link em um e-mail de um site que não é confiável. Sempre vá diretamente para o UFFMail. Além disso, nunca envie sua senha por email. O UFFMail nunca mandará um e-mail pedindo a sua senha ou outra informação confidencial.

Se você usar o UFFMail:

  • Atualize o seu endereço de e-mail para recuperação de senha e a sua pergunta de segurança. Isso o ajudará a recuperar sua conta se algum dia perder acesso a ela. Certifique-se de que tenha acesso ao endereço de e-mail listado como recuperação, e de que a resposta para sua pergunta de segurança seja fácil de lembrar, mas difícil para os outros adivinharem.
  • Use uma conexão segura ao fazer login. Nas configurações do seu UFFMail, selecione "Usar sempre HTTPS". Essa configuração protege contra o roubo de informações ao fazer login no UFFMail em uma rede pública sem fio, como em um café ou hotel.

Não esqueça também de:

  • Nunca revele sua senha a ninguém. Se isso ocorrer, altere sua senha o mais rápido possível.
  • Use uma senha segura e não anote-a ou envie por e-mail.
  • Executar exames e mudar sua senha imediatamente após perceber mudanças na sua conta que não foram feitas por você.
  • Sempre saia da sua conta quando estiver usando computadores públicos. Clique em Sair no canto superior direito da tela quando terminar de usar sua Conta do UFFMail.
  • Limpe formulários, senhas, cache e cookies em seu navegador regularmente, especialmente em computadores públicos.
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Bate-papo

Sobre o bate-papo

A rede de bate-papo do UFFMail permite enviar e receber mensagens instantâneas de amigos, familiares e colegas. Converse e envie emoticons em tempo real para alguém na rede que use o UFFMail. Tudo o que você precisa para bater papo é uma Conta do UFFMail.

Especificações Técnicas
Bate-papo de texto
O bate-papo no UFFMail ainda não é compatível com todos os navegadores. O bate-papo do UFFMail é compatível com o Internet Explorer 7.0+, Firefox 2.0+ ou Safari 3.0+ e Chrome. Estamos trabalhando para tornar o bate-papo compatível com outros navegadores. Enquanto isso, sugerimos que você baixe um navegador compatível com bate-papo. O Mozilla Firefox está disponível para download gratuito.

Bate-papo por voz e vídeo

Para usar o recurso de bate-papo por voz e vídeo do UFFMail, o seu computador deve atender aos seguintes requisitos:

  • Sistemas operacionais
  • Microsoft Windows XP
  • Microsoft Windows Vista
  • Mac OS X ou um Mac baseado em Intel

Navegadores

  • Chrome (download: Windows)
  • Firefox 2.0+ (download: Windows Mac Linux)
  • Internet Explorer 6.0+ Recomendamos Internet Explorer 7.0 para melhor experiência.)
  • Safari 3.0 (download: Mac)

Além disso, é necessário ter uma conexão banda-larga para internet.
Se você estiver usando bate-papo por voz e vídeo em uma rede corporativa, seu administrador deve garantir que ela tenha as portas 80 e 443 abertas. Para uma qualidade melhor de voz e vídeo, também recomendamos permitir UDP em qualquer porta.

Como iniciar um bate-papo

Você pode bater papo com alguém que tenha um ícone em forma de esfera colorida ao lado do nome. Quando alguém estiver on-line, uma esfera verde, amarela, ou vermelha aparecerá. Veja como bater papo com alguém que está disponível:

  1. Em Bate-papo no UFFMail
  2. Encontre o nome da pessoa com quem deseja conversar.
  3. Clique no nome da pessoa para abrir uma janela de bate-papo.
  4. Digite sua mensagem no campo do texto e pressione Enter.
  5. Aguarde a resposta do seu contato.

Você também pode pesquisar um contato digitando seu nome na caixa na parte superior da sua lista. Apenas digite o nome da pessoa com quem deseja conversar e digite a sua mensagem na janela de bate-papo.

Se um contato não tiver uma esfera ao lado do seu nome, não será possível bater papo. Saiba como enviar um convite a um amigo para bater papo.

No Gerenciador de Contatos no UFFMail:

  1. Clique em Contatos, à esquerda de qualquer página do UFFMail.
  2. Selecione o nome da pessoa com quem deseja conversar e clique no link Bate-papo para abrir uma janela de bate-papo.
  3. Digite sua mensagem no campo do texto e pressione Enter.
  4. Aguarde a resposta do seu contato.

Ao terminar de bater papo, clique no X no canto superior direito para fechar a janela.

Como alterar o seu status

Seu status controla sua disponibilidade para bate-papo com seus amigos. Veja aqui os significados dos diferentes tipos de status:

Verde: Disponível. Você está on-line e pronto para bater papo.
Amarelo: Indisponível. Seu status muda automaticamente para indisponível quando você fica ausente do seu computador por 15 minutos. Você não pode selecionar manualmente seu status para aparecer como indisponível
Vermelho: Ocupado(a). Isso informa aos seus contatos que você está ocupado(a) e não quer ser interrompido
Cinza: Saiu do bate-papo ou Invisível. Se você definir seu status para Invisível, você aparecerá com desconectado do bate-papo quando na verdade você está conectado.

Você também pode criar mensagens de status personalizadas.

Veja como:

  • No menu suspenso Definir seu status aqui, selecione Mensagem personalizada... (você pode definir status personalizados quando estiver disponível e ocupado).
  • Digite sua mensagem personalizada na caixa e pressione Enter

Sua mensagem de status pode ser o que você quiser - algo engraçado, sua citação favorita, um link da web engraçado ou somente uma nota para dizer que você está no trabalho ou longe do computador. Para limpar a sua mensagem personalizada, clique no texto embaixo do seu nome em Bate-papo e exclua-o ou selecione outra mensagem no menu suspenso de status.

Sair do bate-papo

Há momentos em que você não deseja estar disponível para conversar com os seus amigos. Se este for um desses momentos, você pode seguir estas instruções para se desconectar do bate-papo.

Em Bate-papo, clique na seta ao lado para Definir seu status aqui.
Selecione Sair do programa de bate-papo

Depois que você sair, seus contatos não conseguirão ver se você está on-line nem enviar mensagens e você não poderá vê-los nem entrar em contato com eles. "Se você usar um cliente de área de trabalho e fizer login depois de sair do bate-papo nas interfaces mencionadas acima, os seus amigos ainda poderão vê-lo online e bater papo com você através desse cliente.

Como desativar o bate-papo no UFFMail

Embora você possa simplesmente sair do bate-papo se não quiser bater papo com os seus amigos, o UFFMail também permite desativar o bate-papo completamente.

Veja como desativar o bate-papo no UFFMail:

  • Clique em desativar bate-papo na parte inferior de qualquer página.

Você será desconectado do bate-papo e sua lista de Bate-papo será minimizada. Para ativar o bate-papo novamente, basta clicar em ativar bate-papo.

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Solução de problemas

Problemas de carregamento

Sintomas:

  • Após clicar em Fazer login, você verá a mensagem 'Carregando...' ou 'Este processo está demorando mais do que deveria' e será redirecionado para a nossa versão HTML básico. Uma página em branco será exibida.

Causa:

  • Um conflito com o software neste computador, o cache do navegador que precisa ser limpo ou um problema temporário no servidor do UFFMail.

Solução:

  • Siga as instruções na ordem em que aparecem abaixo. Se essas instruções não resolverem o problema, você poderá comunicar o problema ao suporte do UFFMail.

Aplicativos de segurança da internet, firewall e anti-vírus podem impedir que o UFFMail funcione corretamente.

Ops 103
Você está enfrentando um problema conhecido do UFFMail que está sendo investigado ativamente por nossos engenheiros.

Enquanto isso, tente fazer login no UFFMail por meio da nossa interface segura, disponível em https://sistemas.uff.br/portal/.
Também recomendamos que você ative a configuração 'Usar sempre https' no UFFMail seguindo estas etapas:

  1. Faça login no UFFMail.
  2. Clique em Configurações na parte superior de qualquer página do UFFMail.
  3. Defina 'Conexão do navegador:' como 'Usar sempre https'.
  4. Clique em Salvar alterações.
  5. Recarregue o UFFMail.

Erro de servidor (502)

Se você vir uma mensagem de 'Erro de servidor' ao tentar fazer login, é porque o UFFMail está temporariamente indisponível. Esses erros são solucionados sozinhos em minutos -- espere um pouco antes de fazer login novamente.

Se o erro persistir por muito tempo, informe-nos para que possamos investigar o assunto.

Suporte adicional: Núcleo de Tecnologia da PROAC
suporte@proac.uff.br / 2629-2042

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NTP