You are hereAcessibilidade em hotéis A visão dos cadeirantes e da hotelaria da zona sul carioca

By admin - Posted on 18 Agosto 2010

Autor:
Aline Barcellos Lattari

RESUMO

Neste  trabalho  foi  investigada  a  acessibilidade  dos  cadeirantes  na  hotelaria. Buscou-se saber como as adaptações, ou sua falta, afetam a experiência turística do  cadeirante.  Para  tanto,  procurou-se  conhecer  estas  pessoas  e  entender  seu comportamento, suas escolhas e necessidades. Procurou-se,  também, saber dos gerentes  de hotéis  como  eles  vêem  as  adaptações  nos hotéis  e  como elas  são administradas. Foram  realizadas entrevistas com o  intuito de colher  informações sobre  a  experiência  destas  pessoas:  os  cadeirante  enquanto  hóspedes  de  um hotel;  e  os  gerentes  como  responsáveis  pelas  adaptações.    Ambos  os  grupos também responderam questionários. Os resultados obtidos permitem supor que as adaptações afetam a experiência  turística dos cadeirantes na maneira como eles escolhem  os  hotéis  em  que  vão  se  hospedar,  no  preço  que  eles  se  dispõem  a pagar pela diária e na qualidade da experiência. No caso dos hotéis, percebe-se que  a  acessibilidade  é  vista,  ainda,  como  a  existência  de  um  simples  quarto, adaptado.

Palavras-chave: Hotelaria; cadeirantes; acessibilidade; adaptação, Brasil.

Acessibilidade em hotéis   A visão dos cadeirantes e da hotelaria da zona sul carioca