Home

user warning: Table 'sensibiliza2011.semaphore' doesn't exist query: SELECT expire, value FROM semaphore WHERE name = 'locale_cache_pt-br' in /var/www/vhosts/proac/www.proac.uff.br/sensibiliza/includes/lock.inc on line 149.

Destaque

NOVO SITE EM CONSTRUÇÃO

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão, Sensibiliza UFF, está construindo um novo site em uma nova plataforma digital a fim de alcançar um acesso fácil, rápido, agradável e, é claro, inclusivo. Quem quiser contribuir para o novo site, não deixa de entrar em contato conosco e sugerir novidades. Estamos aguardando a sua opinião! 

FIQUE DE OLHO: http://sensibilizauff.com/

Notícias

Indústria descobre a moda inclusiva

 Público que representa 24% dos brasileiros vira alvo de confecções. Sebrae oferece orientação

“Dia dos Pais”

Antes de você surgir ...
O dinheiro dava para o mês todo;

UFF recebe simpósio sobre Língua Brasileira de Sinais

O 2º Simpósio Nacional Sinais em Foco: Políticas, Conhecimento e Divulgação será realizado na UFF, no dia 13 de setembro, no Campus da Praia Vermelha, Niterói. O evento tem como objetivo aproximar as pessoas envolvidas com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda e propagar um novo paradigma, apontando novos caminhos e a responsabilidade compartilhada da comunidade surda com aqueles que se propõem a participar.

Serão desenvolvidos temas como as políticas e o conhecimento relacionados à cultura surda e à Libras e sua divulgação. As inscrições são gratuitas e os interessados deverão preencher um questionário. 

Confira o questionário de inscrição: http://www.noticias.uff.br/noticias/2014/08/uff-simposio-lingua-brasileira-sinais.php

Cadastro para uso de cão-guia recebe inscrições até o dia 17

O Cadastro Nacional de Candidatos a Utilização de Cães-Guia já está aberto e recebe inscrições até às 23h59 do dia 17 de agosto. É necessário preencher o formulário inteiro e ter atenção aos detalhes exigidos em cada questão.

 
See video

Entrevista

Políticas de inclusão na Escola Regular

 

Entrevista de Lucia de Mello e Souza Lehmann com Cristina Maria Carvalho Delou

Quem somos

símbolo internacional da pessoa com deficiencia

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-Sensibiliza UFF é resultado de um esforço conjunto de docentes, técnico-administrativos e alunos de vários setores da universidade e instituições parceiras, com o objetivo de fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas na Universidade Federal Fluminense, por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais enfrentadas pela comunidade.
Atualmente o NAIS é vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proaes, que tem por finalidade, desenvolver políticas de apoio estudantil por meio de ações que promovam a melhoria do desempenho acadêmico.
 

Conteúdo sindicalizado

Downloads

  • O Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana tem como objetivo estimular e apoiar os governos municipais e estaduais a desenvolver ações que garantam a acessibilidade para pessoas com restrição de mobilidade aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em áreas públicas. Trata-se de incluir, no processo de construção das cidades, uma nova visão que considere o acesso universal ao espaço público.

  • Francisco José de Lima.
    Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

    O presente estudo faz uma discussão sobre os benefícios que o desenho pode trazer a pessoas portadoras de limitação visual, total ou parcial, mostrando que essas podem produzir e reconhecer figuras bidimensionais em alto-relevo, bem como defende a "limitação" em oposição a "deficiência", como descritivo para pessoas portadoras de limitações mental...
     

  • Nós, os participantes da Primeira Conferência da Rede Ibero-Americana de Organizaçőes Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, reunida em Caracas, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2002...