Home

Destaque

Núcleo de Acessibilidade da UFF ganha status de Divisão e já tem sede

  'O Sensibiliza trouxe para a UFF um novo olhar sobre a deficiência', diz a  vice-diretota da Divisãode Acessibilidade e Inclusão, Lucília Moreira Machado.  Aos poucos, os conceitos de acessibilidade e inclusão vão ganhando espaço e virando realidade na vida cotidiana.

Notícias

Começam obras de acessibilidade no Plenário da Câmara

Tiveram início nesta sexta-feira (18) as obras no Plenário Ulysses Guimarães, local onde são realizadas as sessões da Câmara dos Deputados, para garantir acessibilidade plena a todas as pessoas com deficiência. Entre outras medidas, a mesa onde fica o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, será rebaixada em 33 centímetros, a fim de facilitar o acesso. Até a conclusão da reforma, prevista para o início de outubro, as deliberações da Câmara serão realizadas do Auditório Nereu Ramos.

Idosos, crianças e pessoas com deficiência podem ter direito a assento dianteiro em aviões

Pessoas em situação de fragilidade terão prioridade na ocupação das primeiras poltronas dos aviões. É o que determina a atual redação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 259/2012, já aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), que aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho

Estão abertas as inscrições para o Seminário Novas Perspectivas de Inclusão no Mundo do Trabalho, que a Prefeitura de Curitiba promove nos dias 24 e 25 de julho. O seminário marcará a Semana de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, criada no ano passado por decreto do prefeito Gustavo Fruet. A programação do evento inclui palestras a divulgação de pesquisas sobre a realidade da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho e o lançamento da Câmara de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

São esperados para o seminário – que acontecerá no Centro de Educação Permanente do Parque Barigui – líderes de empresas privadas, gestores de RH, estudantes e profissionais da área da Medicina do Trabalho e da Psicologia. O seminário é promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), do Trabalho e Emprego (SMTE) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Chegamos à Lei Brasileira da Inclusão!

Durante seis meses em que ficou em consulta pública no portal e-democracia, o Estatuto da pessoa com deficiência passou por mudanças sugeridas por você e agora ganhou um novo nome:

LEI BRASILEIRA DA INCLUSÃO.

Para chegar a este texto, que é a primeira versão do nosso trabalho, foram realizadas audiências púbicas por todo o Brasil e a população pode sugerir alterações ao projeto, tanto presencialmente, quanto aqui pelo Face e também por e-mail. No total, foram recebidas cerca de mil sugestões de todos os cantos do país. Um processo democrático de valorização da cidadania e protagonismo da pessoa com deficiência. Minha equipe e eu agradecemos a participação de todos 

Acesse o link com a redação do projeto: http://migre.me/kuqCO

Compartilhe #juntospelainclusao #juntospelaLBI

 

VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência - Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana tem recebido especial atenção nos últimos anos devido às suas implicações sociais, econômicas e ambientais. São crescentes os problemas com congestionamentos, segurança de pedestres, acidentes de trânsito, dificuldade de acesso a espaços públicos, falta de integração dos meios de transporte, acessibilidade inexistente ou limitada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras questões que impactam negativamente a utilização do ambiente urbano pelo cidadão.

 
See video

Entrevista

Políticas de inclusão na Escola Regular

 

Entrevista de Lucia de Mello e Souza Lehmann com Cristina Maria Carvalho Delou

Quem somos

símbolo internacional da pessoa com deficiencia

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão-Sensibiliza UFF é resultado de um esforço conjunto de docentes, técnico-administrativos e alunos de vários setores da universidade e instituições parceiras, com o objetivo de fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas na Universidade Federal Fluminense, por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais enfrentadas pela comunidade.
Atualmente o NAIS é vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proaes, que tem por finalidade, desenvolver políticas de apoio estudantil por meio de ações que promovam a melhoria do desempenho acadêmico.
 

Conteúdo sindicalizado

Downloads

  • O Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana tem como objetivo estimular e apoiar os governos municipais e estaduais a desenvolver ações que garantam a acessibilidade para pessoas com restrição de mobilidade aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em áreas públicas. Trata-se de incluir, no processo de construção das cidades, uma nova visão que considere o acesso universal ao espaço público.

  • Francisco José de Lima.
    Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

    O presente estudo faz uma discussão sobre os benefícios que o desenho pode trazer a pessoas portadoras de limitação visual, total ou parcial, mostrando que essas podem produzir e reconhecer figuras bidimensionais em alto-relevo, bem como defende a "limitação" em oposição a "deficiência", como descritivo para pessoas portadoras de limitações mental...
     

  • Nós, os participantes da Primeira Conferência da Rede Ibero-Americana de Organizaçőes Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, reunida em Caracas, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2002...