Quem somos

O departamento de Imunobiologia da Universidade Federal Fluminense integra o Instituto de Biologia, criado em 1983. É composto por quatorze docentes (treze doutores e um mestre), uma bióloga, dois médicos veterinários, uma técnica  e  cinco auxiliares de laboratório.

A disciplina Imunologia é oferecida aos cursos da área biomédica, independente da Microbiologia, desde 1969. O enfoque do conteúdo desde então tem sido o de enfatizar a fisiologia do Sistema Imunológico. As aulas práticas, além de facilitar o aprendizado dos conhecimentos de Imunologia Básica, tem despertado nos alunos o interesse pela pesquisa científica. Atualmente, o departamento oferece quinze disciplinas entre obrigatórias e optativas para oito cursos de graduação.

A criação dos Biotérios de animais de laboratório isogênicos (ratos e camundongos) na mesma data, foi condição essencial para o desenvolvimento de aulas práticas e da pesquisa científica. A experiência adquirida com a criação e manutenção destes animais e falta de profissionais voltados para esta área de conhecimento levou a criação da disciplina optativa Animais de Laboratório e do Núcleo de pesquisa em Animais de Laboratório (NAL).

A formação complementar dos alunos através de programas de bolsa-treinamento e iniciação científica também tem contribuído para um maior interesse dos futuros profissionais da área biomédica na pesquisa básica e aplicada em Imunologia. A monitoria e as disciplinas de iniciação à docência tem permitido e incentivado a prática pré-docente.

Na pós-graduação, participa do Mestrado em Neurociências, Biologia das Interações, Patologia (HUAP) e especialização em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas.

Chefe de Departamento: Jussara Machado Lagrota Cândido

Vice-chefe: Mauricio Afonso Vericimo