Ministrio da Educao
Brasil - Governo eletrnico
UFF

Trabalhos de Campo

A cada semestre, professores do Curso de Geografia realizam trabalhos de campo com os alunos. Os trabalhos de campo correspondem a atividades práticas que podem envolver viagens curtas ou longas, visitando lugares com interesse especial para a Geografia, realizando ou não levantamento de dados, amostras etc.  

PROCEDIMENTOS (para os professores solicitantes):  

a) Os trabalhos de campo devem ser agendados ANUALMENTE pelos professores do Curso de Geografia nos seus respectivos departamentos, para evitar sobreposições de viagens para as turmas. Este agendamento ANUAL permite o cálculo das diárias dos alunos e outros custos para garantir o provimento destes ao longo do ano.

b) Após a definição da data, o professor tem que preencher o FORMULÁRIO (formulário solicitação coletivo professores) estipulado pela PROAES (pró-reitoria que efetua o agendamento do ônibus/micro-ônibus).  

c) Este formulário devidamente preenchido e assinado pelo professor deve ser encaminhado pelo DEPARTAMENTO onde o professor está alocado para o INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS, que o encaminhará à Reitoria.

d) A PROAES só agenda o ônibus/micro-ônibus se o FORMULÁRIO chegar com antecedência mínima de 45 dias da data da viagem.  

e) O professor também deve preencher o formulário “lista de passageiros concessão de ônibus” com os seguintes dados dos alunos: nome, matrícula, RG, CPF, data de nascimento, sexo, estado civil. Estes dados são importantes para garantir o Seguro de Viagens dos alunos. Sugerimos que o professor baixe um diário de classe no modo EXCEL a partir do seu IDUFF, onde há o nome e matrícula dos alunos para iniciar o preenchimento da “lista de passageiros”. Os demais dados devem ser preenchidos pelos alunos e depois digitados.

 f) Para solicitar as diárias dos alunos, este formulário “lista de passageiros” deve ser enviado por email (no modo Excel) para a COORDENAÇÃO DE GEOGRAFIA (ggg@vm.uff.br).  

g) Os alunos também devem preencher e assinar a FICHA DE CREDOR (em papel). As fichas de cada turma devem ser entregues SOMENTE pelo professor na COORDENAÇÃO DE GEOGRAFIA, com antecedência de 30 dias para garantir o pagamento da diária do aluno. A Coordenação de Geografia NÃO VAI ACEITAR a entrega  INDIVIDUAL da ficha de credor pelos alunos!  

OBS.: Na ficha de credor o aluno tem que colocar uma conta corrente individual e que NÃO seja conta poupança ou conta salário. O aluno pode deixar em branco a lacuna da conta e receber por ordem de pagamento no Banco do Brasil. Os participantes de trabalhos de campo do curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) devem seguir normas de comportamento e protocolos de segurança, regidos pelo "Termo de Compromisso e Protocolo de Segurança para Atividades Práticas em Campo" do Instituto de Geociências/UFF.

AnexoTamanho
Ficha_Diária_cadastro_de_credores.doc26.5 KB
formulario_de_solicitacao_transp_coletivo_professores2015_1.doc44.5 KB
Lista_de_passageiros_concessao_de_onibus.xls29.5 KB
Modelo_de_GRU_Devolução_de_Diária_Campo_1.pdf61.75 KB
Regulamento de trabalho de campo do EGG_boletim de servico UFF_145-2011.pdf353.83 KB
Termo de Compromisso para Trabalho de Campo.doc288.5 KB

ENADE 2017

Listas de alunos inscritos:

- Iniciantes Licenciatura e Bacharelado

- Concluintes Licenciatura

- Concluintes Bacharelado

Alunos iniciantes e concluintes deverão se cadastrar no site do INEP/MEC para responder a um questionário.

Link para o site do INEP/MEC: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Os alunos concluintes, além de responderem ao questionário, deverão fazer prova no dia 26 de novembro.

 Os estudantes que desejem solicitar atendimento especializado ou específico para realização da prova, entretanto, devem fazer esta solicitação através do sistema até o dia 03 de setembro, conforme o Edital do ENADE 2017