Ministrio da Educao
Brasil - Governo eletrnico

Objetivos dos Cursos de Graduação em Geografia

O objetivo do curso de Bacharelado em Geografia da UFF (Niterói) é capacitar o aluno a interpretar criticamente a organização do espaço produzido pelas relações dos homens entre si e com a Natureza, nas suas diferentes configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano); analisar as relações especializadas da estrutura econômica, social e política das sociedades contemporâneas; desenvolver pesquisas e assessoria em órgãos públicos e privados dedicados ao planejamento urbano, agrário e ambiental; elaborar diagnósticos de impactos ambientais provocados pelas ações humanas; empregar técnicas laboratoriais e geotecnologias concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Deste modo, o Bacharel em Geografia pode atuar em empresas públicas (IBGE, ICMBio, INEA etc.) e privadas, prefeituras, secretarias estaduais e federais, além de trabalhar como autônomo.

O objetivo do curso de Licenciatura em Geografia (Niterói) é formar professores com postura crítica e reflexiva, capazes de lidar com as mudanças e questões do mundo contemporâneo, que se reproduzem também em sala de aula. Neste contexto, pretende-se que os alunos do curso dominem os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio; desenvolvam a capacidade de articulação do conhecimento teórico à prática docente; organizem o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino; vivenciem a experiência de pesquisa no ensino para a formação docente.

Deste modo, o Licenciado em Geografia pode atuar nas atividades de ensino nos níveis fundamental e médio de instituições públicas e privadas, contribuindo na qualificação permanente da Educação em nosso país.

Embora o candidato ao curso de Geogafia tenha que escolher entre os graus de Bacharel e Licenciado, ao final do curso, pode-se solicitar a permanência de vínculo para concluir o outro curso. Assim, o aluno tem a possibilidade de se graduar nos cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia em, no mínimo, 5 anos.

Similar entries

ENADE 2017

Listas de alunos inscritos:

- Iniciantes Licenciatura e Bacharelado

- Concluintes Licenciatura

- Concluintes Bacharelado

Alunos iniciantes e concluintes deverão se cadastrar no site do INEP/MEC para responder a um questionário.

Link para o site do INEP/MEC: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Os alunos concluintes, além de responderem ao questionário, deverão fazer prova no dia 26 de novembro.

Os estudantes que desejem solicitar atendimento especializado ou específico para realização da prova, entretanto, devem fazer esta solicitação através do sistema até o dia 03 de setembro, conforme o Edital do ENADE 2017