Ministrio da Educao
Brasil - Governo eletrnico

Objetivos dos Cursos de Graduação em Geografia

O objetivo do curso de Bacharelado em Geografia da UFF (Niterói) é capacitar o aluno a interpretar criticamente a organização do espaço produzido pelas relações dos homens entre si e com a Natureza, nas suas diferentes configurações territoriais/ambientais (regional, agrário e urbano); analisar as relações especializadas da estrutura econômica, social e política das sociedades contemporâneas; desenvolver pesquisas e assessoria em órgãos públicos e privados dedicados ao planejamento urbano, agrário e ambiental; elaborar diagnósticos de impactos ambientais provocados pelas ações humanas; empregar técnicas laboratoriais e geotecnologias concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Deste modo, o Bacharel em Geografia pode atuar em empresas públicas (IBGE, ICMBio, INEA etc.) e privadas, prefeituras, secretarias estaduais e federais, além de trabalhar como autônomo.

O objetivo do curso de Licenciatura em Geografia (Niterói) é formar professores com postura crítica e reflexiva, capazes de lidar com as mudanças e questões do mundo contemporâneo, que se reproduzem também em sala de aula. Neste contexto, pretende-se que os alunos do curso dominem os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio; desenvolvam a capacidade de articulação do conhecimento teórico à prática docente; organizem o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino; vivenciem a experiência de pesquisa no ensino para a formação docente.

Deste modo, o Licenciado em Geografia pode atuar nas atividades de ensino nos níveis fundamental e médio de instituições públicas e privadas, contribuindo na qualificação permanente da Educação em nosso país.

Embora o candidato ao curso de Geogafia tenha que escolher entre os graus de Bacharel e Licenciado, ao final do curso, pode-se solicitar a permanência de vínculo para concluir o outro curso. Assim, o aluno tem a possibilidade de se graduar nos cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia em, no mínimo, 5 anos.

Similar entries