Ministrio da Educao

Histórico e Informações sobre os Cursos de Geografia

Coordenação de Geografia - Licenciatura: Profa. Carla Maciel Salgado

Coordenação de Geografia - Bacharelado: Profa. Cristina Pessanha Mary

O Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense foi criado pelo decreto lei 22.999 de 24 de abril de 1947 e reconhecido pelo decreto lei 29.362 de 14 de março de 1951. Desde o inicio o curso vem se destacando na formação de profissionais dedicados às atividades do magistério e, posteriormente, na formação de bacharéis.

A graduação em Geografia, nos graus de licenciatura e bacharelado, abrange disciplinas ministradas pelo Departamento de Geografia (criado em 1968) e dos demais Departamentos que compõem o Instituto de Geociências (Geologia e Cartografia, atualmente, Análise Geoambiental). Algumas disciplinas obrigatórias são ministradas pelo Departamento de História, Departamento de Antropologia e Faculdade de Educação (disciplinas voltadas para o grau de Licenciatura). Os cursos de Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia podem ser concluídos em 4 anos.

Ao longo da sua história acadêmica, o Curso de Graduação em Geografia vem abrigando o ingresso de 50 alunos por semestre, por meio do concurso vestibular da Universidade Federal Fluminense e, atualmente por meio do SISU/ENEM. Outras formas de ingresso são por transferência, reingresso e mudança de curso, cujas oportunidades podem ser checadas na COSEAC (http://www.vestibular.uff.br/) no fim do ano (novembro e dezembro).

As atividades do Curso de Graduação em Geografia são realizadas em dois turnos - manhã (ingresso no primeiro semestre) e noite (ingresso no segundo semestre) - desde a reformulação curricular ocorrida no ano de 1994. As disciplinas optativas podem ser oferecidas também no turno da tarde.

Embora o candidato ao curso de Geogafia tenha que escolher entre os graus de Bacharel e Licenciado, ao final do curso, pode-se solicitar a permanência de vínculo para concluir o outro curso. Assim, o aluno tem a possibilidade de se graduar nos cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia em, no mínimo, 5 anos.

O Curso funciona no prédio do Instituto de Geociências, situado na Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha - Boa Viagem - Niterói/RJ. Contatos por telefone (2629-5948 / 2629-5949) ou por email (ggg@vm.uff.br).

Similar entries

ENADE 2017

Listas de alunos inscritos:

- Iniciantes Licenciatura e Bacharelado

- Concluintes Licenciatura

- Concluintes Bacharelado

Alunos iniciantes e concluintes deverão se cadastrar no site do INEP/MEC para responder a um questionário.

Link para o site do INEP/MEC: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Os alunos concluintes, além de responderem ao questionário, deverão fazer prova no dia 26 de novembro.

Os estudantes que desejem solicitar atendimento especializado ou específico para realização da prova, entretanto, devem fazer esta solicitação através do sistema até o dia 03 de setembro, conforme o Edital do ENADE 2017