Ministrio da Educao

Histórico e Informações sobre os Cursos de Geografia

Coordenação de Geografia - Licenciatura: Profa. Carla Maciel Salgado

Coordenação de Geografia - Bacharelado: Profa. Cristina Pessanha Mary

O Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense foi criado pelo decreto lei 22.999 de 24 de abril de 1947 e reconhecido pelo decreto lei 29.362 de 14 de março de 1951. Desde o inicio o curso vem se destacando na formação de profissionais dedicados às atividades do magistério e, posteriormente, na formação de bacharéis.

A graduação em Geografia, nos graus de licenciatura e bacharelado, abrange disciplinas ministradas pelo Departamento de Geografia (criado em 1968) e dos demais Departamentos que compõem o Instituto de Geociências (Geologia e Cartografia, atualmente, Análise Geoambiental). Algumas disciplinas obrigatórias são ministradas pelo Departamento de História, Departamento de Antropologia e Faculdade de Educação (disciplinas voltadas para o grau de Licenciatura). Os cursos de Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia podem ser concluídos em 4 anos.

Ao longo da sua história acadêmica, o Curso de Graduação em Geografia vem abrigando o ingresso de 50 alunos por semestre, por meio do concurso vestibular da Universidade Federal Fluminense e, atualmente por meio do SISU/ENEM. Outras formas de ingresso são por transferência, reingresso e mudança de curso, cujas oportunidades podem ser checadas na COSEAC (http://www.vestibular.uff.br/) no fim do ano (novembro e dezembro).

As atividades do Curso de Graduação em Geografia são realizadas em dois turnos - manhã (ingresso no primeiro semestre) e noite (ingresso no segundo semestre) - desde a reformulação curricular ocorrida no ano de 1994. As disciplinas optativas podem ser oferecidas também no turno da tarde.

Embora o candidato ao curso de Geogafia tenha que escolher entre os graus de Bacharel e Licenciado, ao final do curso, pode-se solicitar a permanência de vínculo para concluir o outro curso. Assim, o aluno tem a possibilidade de se graduar nos cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia em, no mínimo, 5 anos.

O Curso funciona no prédio do Instituto de Geociências, situado na Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha - Boa Viagem - Niterói/RJ. Contatos por telefone (2629-5948 / 2629-5949) ou por email (ggg@vm.uff.br).

Similar entries