Ministrio da Educao
Brasil - Governo eletrnico
UFF

Ementas e Fluxogramas

Os currículos de Bacharelado em Geografia  e Licenciatura em Geografia apresentam uma estrutura de disciplinas em comum:

- O Núcleo Específico (conteúdos e práticas referentes explicitamente à ciência geográfica) estabelece os conteúdos de formação do futuro profissional. As disciplinas abordam conteúdos teóricos e conceituais sobre a relação Sociedade e Natureza, População, Geomorfologia, Biogeografia, Geografia Agrária, Geografia Urbana, Climatologia etc. Além disso, há disciplinas que discutem questões sobre o Brasil e o Mundo. Em várias destas disciplinas são realizadas atividades práticas de campo (viagens e coleta de amostras e informações), de laboratório e de gabinete (mapeamentos, elaboração de relatórios e de seminários).

- O Núcleo Complementar compreende conteúdos e práticas considerados necessários à aquisição mais ampla do conhecimento do espaço geográfico. É constituído por 6 disciplinas obrigatórias ministradas por professores dos departamentos de Geologia, Análise Geoambiental, História e Antropologia. Em algumas destas disciplinas também são realizadas atividades práticas de campo, de laboratório e de gabinete, procurando-se fomentar uma abordagem interdisciplinar.

- O Núcleo de Opções Livres é composto de conteúdos e práticas de livre escolha dos graduandos. É constituído por disciplinas optativas oferecidas pelos departamentos de Geografia, Geologia, Análise Geoambiental, História, Sociologia, Economia, Antropologia, entre outros.

Para o Curso de Bacharelado em Geografia são ministradas ainda as disciplinas de Planejamento Territorial, Geografia Política, Estudos de Impactos Ambientais e Geomorfologia Costeira, além de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pelo aluno com a orientação de um professor. Os Estágios Supervisionados (I, II e III) podem ser realizados em aulas presenciais, em empresas conveniadas ou em Campos Internos de Estágio da UFF.

       Para o Curso de Licenciatura em Geografia há as disciplinas de Didática, Psicologia da Educação, Organização da Educação no Brasil, Pesquisa e Prática de Ensino (I, II, III e IV). Nestas últimas, além de aprender e discutir conteúdos teóricos e conceituais, o aluno realiza estágio em escolas públicas.

      Em 2011 e 2017, houve alguns ajustes com a inclusão da disciplina de Libras no currículo de Licenciatura em Geografia e mudança na periodização de algumas disciplinas para ambos os cursos.

CLIQUE AQUI - EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VÁLIDO À PARTIR DE 2006

CLIQUE AQUI - EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VÁLIDO ENTRE 1992 E 2005

 

AnexoTamanho
Ementas Disciplinas Currículo Novo.pdf88.75 KB
Fluxograma-Geografia-Bacharel-Antigo.PDF235.45 KB
Fluxograma-Geografia-Licenciatura-antigo.PDF234.15 KB
Ementas Curriculo antigo.pdf85.67 KB
Fluxograma Geografia Bacharelado 2015.pdf24.63 KB
Fluxograma Geografia Licenciatura 2015.pdf24.59 KB
Geografia Licenciatura 2017.pdf36.17 KB
Geografia Bacharelado 2017.pdf35.98 KB
Ementas Curso Geografia Currículo 3.01.001.pdf960.97 KB
MatrizCurricularLicenciatura em Geografia 2017.pdf62.35 KB
Horário_GGE_2o_SEM_2017.pdf217.11 KB

Similar entries

ENADE 2017

Listas de alunos inscritos:

- Iniciantes Licenciatura e Bacharelado

- Concluintes Licenciatura

- Concluintes Bacharelado

Alunos iniciantes e concluintes deverão se cadastrar no site do INEP/MEC para responder a um questionário.

Link para o site do INEP/MEC: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Os alunos concluintes, além de responderem ao questionário, deverão fazer prova no dia 26 de novembro.

 Os estudantes que desejem solicitar atendimento especializado ou específico para realização da prova, entretanto, devem fazer esta solicitação através do sistema até o dia 03 de setembro, conforme o Edital do ENADE 2017