Ministrio da Educao
Brasil - Governo eletrnico
UFF

Atividades Complementares

As Atividades Complementares (ACs) visam ampliar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e a formação acadêmica dos graduandos. As ACs poderão ser desenvolvidas na própria universidade ou em instituições públicas e privadas, desde que atendam ao Regulamento.

 

As Atividades Complementares (ACs) abrangem as disciplinas Trabalho Orientado (I, II e III) e Atividades Livres, devendo o aluno cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas.

 

O aluno deverá realizar atividades listadas em pelo menos 2 grupos (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão/Outros) para somar as 200 horas. 

 

No Regulamento encontra-se uma tabela com mais de 20 tipos de atividades, descritas com seus respectivos valores de carga horária. Verifique atentamente todas as opções de atividades que podem ser feitas ao longo do curso de graduação. Procure realizar um determinado número de atividades por semestre, prestando atenção ao limite de carga horária por atividade.

 

É recomendado que o aluno preencha o requerimento das Atividades Complementares à medida que acumular entre 100 e 150 horas, entregando na Coordenação de Geografia 2 vias do requerimento preenchido e cópia dos documentos comprovantes das atividades. Para integralizar o curso o aluno deverá ter completado as 200 horas.

 

O requerimento está em formato Word possibilitando acrescentar mais linhas à tabela para registrar as atividades e a carga horária pertinente.

 

Se participar como ouvinte de palestras, defesas de trabalhos acadêmicos (de graduação, mestrado e doutorado) com conteúdo de Geografia e áreas afins, pode usar o “Formulário de Atividade EXTRACURRICULAR”, preenchendo-o com o máximo de informações e solicitando a assinatura do professor responsável (ou orientador de defesa de trabalho acadêmico).

AnexoTamanho
Resolucao_Atividades_Complementares_Geografia.pdf60.26 KB
formulario_atividade_EXTRACURRICULAR.doc31 KB
Tabela de Atividades.pdf24.21 KB
requerimento_das_Ac_Geografia_UFF.doc38.5 KB

ENADE 2017

Listas de alunos inscritos:

- Iniciantes Licenciatura e Bacharelado

- Concluintes Licenciatura

- Concluintes Bacharelado

Alunos iniciantes e concluintes deverão se cadastrar no site do INEP/MEC para responder a um questionário.

Link para o site do INEP/MEC: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Os alunos concluintes, além de responderem ao questionário, deverão fazer prova no dia 26 de novembro.

 Os estudantes que desejem solicitar atendimento especializado ou específico para realização da prova, entretanto, devem fazer esta solicitação através do sistema até o dia 03 de setembro, conforme o Edital do ENADE 2017