Ministério da EducaçãoBrasil - Governo eletrônico
UFF

You are hereDesenvolvimento desigual de regiões no Brasil

Desenvolvimento desigual de regiões no Brasil


Convergência em termos de ritmo de crescimento entre as economias nacionais é fato ainda não observado empiricamente no mundo contemporâneo, a despeito da maior liberalização comercial e financeira seguida pelos países nas últimas décadas. Será que integração não leva à convergência? Ou será que os processos de desenvolvimento não levam a um único modelo de crescimento, como implícito na teoria macroeconômica convencional?

Uma questão importante no debate sobre desenvolvimento econômico contemporâneo é investigar peculiaridades locais no processo de desenvolvimento de países e regiões. Será que podemos identificar modelos de desenvolvimento asiáticos, ou latino americanos? Que lições tirar do modelo de integração como o NAFTA? Como entender o processo de integração européia, onde a incorporação de novos países membros implica ajustes dramáticos, mesmo no marco de uma única economia de mercado, dado que envolve sistemas econômicos que têm dinâmicas diferentes, devido a um grande número de fatores, (estruturais, de capital humano, infraestrutura, culturais, etc...)

À luz dessas indagações, um bom ponto de partida para se refletir sobre a diversidade de trajetórias possíveis de desenvolvimento de países e regiões é assumir que na realidade o que se observa é uma eco-diversidade, no sentido de co-existirem vários modelos de crescimento ao longo do tempo. Se assim for, novas perguntas se colocam, tais como:

  • Como vamos co-evoluir?
  • Quais as consequências, do ponto de vista sócio-econômico e em termos de desequilíbrios ambientais, de se crescer acentuando a diversidade de sistemas econômicos e não a convergência a um único modelo de desenvolvimento?
  • Como vamos enfrentar os desafios do futuro que o mundo estará acumulando, em termos de desequilíbrios econômicos, sociais e ambientais? Quem irá pagar pelas contas do processo de desenvolvimento?
  • Qual o potencial de crescimento dos países se a tendência é de desenvolvimento divergente e não convergente?

 

TD022 - Galeano, Edileuza A.; Feijo, Carmem. Determinantes da produtividade e da inovação para explicar o crescimento econômico desigual entre as regiões brasileiras nos anos 1990 e 2000, julho 2010

TD045 - Galeano, Edileuza Vital; Feijo, Carmem Aparecida. Crédito e Crescimento Econômico: Evidências a partir de um painel de dados regionais para a economia brasileira nos anos 2000. Maio 2011.
 

 

Buscar

Newsletter

Digite seu endereço de e-mail:

Oferecido por:FeedBurner

GTranslate