Classificação de microrganismos infecciosos por grupo de risco

 

 

Grupo de risco 1 => (nenhum ou baixo risco individual e coletivo) um Microrganismo que provavelmente não pode causar doença no homem ou num Animal.

 

Grupo de risco 2 => (risco individual moderado, risco coletivo Baixo) um agente patogênico que pode causar uma doença no Homem ou no animal, mas que é improvável que constitua um Perigo grave para o pessoal do laboratório, a comunidade, O gado ou o ambiente. A exposição a agentes infecciosos no Laboratório pode causar uma infecção grave, mas existe um Tratamento eficaz e medidas de prevenção e o risco de Propagação de infecção é limitado.

 

Grupo de risco 3 => (alto risco individual, baixo risco coletivo) um agente Patogênico que causa geralmente uma doença grave no homem ou no animal, Mas que não se propaga habitualmente de uma pessoa a outra. Existe um Tratamento eficaz, bem como medidas de prevenção.

 

Grupo de risco 4 => (alto risco individual e coletivo) um agente patogênico que Causa geralmente uma doença grave no homem ou no animal e que se pode Transmitir facilmente de uma pessoa para outra, direta ou indiretamente. Nem Sempre está disponível um tratamento eficaz ou medidas de prevenção.