Quais as principais diferenças entre os cursos de Biomedicina e de Medicina?

Foto:

Biomedicina Versus Medicina

Embora muitos achem que se tratam de cursos similares ou até mesmo concorrentes, os médicos e biomédicos atuam em mercados de trabalho complementares, ambos trabalhando juntos para a melhoria da qualidade de vida e o tratamento das doenças.

As diferenças entre a BIOMEDICINA e a MEDICINA começam no foco: enquanto o curso de medicina prepara os profissionais com um foco prático na cura direta das doenças e restauração da saúde atuando principalmente em hospitais, o curso de biomedicina prepara os profissionais para um foco de estudo, investigação e pesquisa das doenças atuando principalmente em laboratórios.

Do ponto de vista da cura das doenças podem ser vistas como profissões complementares: o médico utiliza os resultados laboratoriais obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos, um profissional contribuindo para uma melhor realização das tarefas do outro.

Por exemplo, enquanto um médico pode atuar descobrindo e diagnosticando os sintomas de uma nova doença, um biomédico de posse destes dados pode realizar uma pesquisa laboratorial e chegar até uma vacina, ambos contribuindo para a cura da doença e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Em relação ao dia a dia, as atribuições do médico e do biomédico também são bastante distintas. Enquanto o médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença e realizando atribuições tais como cirurgias, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Faculdade de Medicina Versus Faculdade de Biomedicina

O Curso de Medicina

Com uma duração de 6 anos e residência de no mínimo dois anos, um médico leva 8 anos para se formar.

O curso de medicina começa envolvendo a questão teórica, o aluno estudando a anatomia do organismo e a dinâmica das doenças nos primeiros anos, passando para plantões supervisionados por médicos formados no meio do curso de medicina e por fim o estudante realizando o período de residência onde ele vai atuar efetivamente como um médico completo tratando e curando os pacientes.

O Curso de Biomedicina

O Curso de Biomedicina básico tem uma duração de 5 anos, sendo fortemente recomendada uma especialização posterior, o biomédico levando em média 7 anos para se formar.

No inicio do curso de biomedicina, no chamado ciclo básico, o estudante aprende sobre fisiologia ( funcionamento normal do corpo humano ), anatomia e muita biologia geral, estudando além do corpo humano, também as interações do mesmo com o meio ambiente. A partir do meio do curso de biomedicina, o aluno passa a estudar também exames e práticas laboratoriais, aprendendo também técnicas efetivas de pesquisa.

Mercado de Trabalho para Biomedicina e Medicina

Ambas as profissões tem um mercado de trabalho sólido e excelentes vagas, principalmente para médicos especializados em cirurgia e biomédicos especializados em pesquisa.

Se por um lado os médicos tem um salario médio maior em relação aos biomédicos, os biomédicos tem a vantagem de o mercado de trabalho estar mais favorável a biomedicina, havendo uma demanda maior para biomédicos em relação aos médicos.

Como saúde é uma questão constante para toda a população, há vagas de médicos e biomédicos em todo o Brasil, as melhores vagas estão nas grandes cidades atuando em grandes hospitais e grandes laboratórios.

Medicina e Biomedicina – Resumo da Atuação Profissional e Carreira:

Atributo Medicina Biomedicina
Habilitação: Médico Biomédico
Tempo médio para se formar: 8 anos 7 anos
Principal ambiente de trabalho: Hospital Laboratório
Foco da profissão: Curar as doenças Pesquisar doenças
Salário inicial médio: R$ 3551,00 R$ 2113,00
Nível de dificuldade do curso: Muito dificil Dificil
Mercado de trabalho: Favorável Muito favorável
Distribuição dos empregos: Todo o Brasil Todo o Brasil

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/biomedicina-medicina-diferencas/