Biomédico incluído na CBO

      A Classificação Brasileira de Ocupações é um documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho.
      O biomédico foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), após fase de revisão e modernização conduzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
     De acordo com a classificação, o biomédico integra o grupo de competência 2212-05, da família ocupacional 2212. O processo foi concluído no último semestre de 2008 e desde janeiro de 2009 o profissional já conta com o CBO 2212-05, documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
 
DESCRIÇÃO - Eis a descrição dos profissionais biomédicos na CBO: "Analisam amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais. Para tanto coletam e preparam amostras e materiais. Selecionam equipamentos e insumos, visando o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos. Desenvolvem pesquisas técnico-científicas. Atuam em bancos de sangue e de células-tronco hematopoléticas. Operam equipamentos de diagnóstico por imagem e de radioterapia. Participam da produção de vacinas, biofármacos e reagentes. Executam reprodução assistida e circulação extracorpórea. Podem prestar assessoria e consultoria técnico-científica. Trabalham seguindo as normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação".
      A família ocupacional é descrita mediante a aplicação do método Dacum - Developing Curriculum, que permite o levantamento de um conjunto de atividades realizadas pelo profissional bem como as competências necessárias para a sua realização. Esse método é amplamente utilizado nos EUA e Canadá. Conforme o método, a descrição de uma família ocupacional é feita por um grupo de profissionais que desempenham essa ocupação. A CBO é utilizada pelos órgãos oficiais.
 
VALIDAÇÃO - Em 2008, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina - 1ª Região, Marco Antonio Abrahão, participou de Painel de Validação, incluído em grupo de especialistas responsáveis pela análise e definição da família ocupacional dos biomédicos. A reunião teve duração de cerca de oito horas e foi realizada na sede da Fipe, no bairro de Butantan, em São Paulo. Do grupo também participou a biomédica Leila Montenegro S. Farah.
 
      Mais informações: http://www.crbm1.gov.br/cbo.asp